CRONOLOGIA – OS CASAMENTOS DE ISAQUE E O DE ABRAÃO

Os casamentos de Isaque e Abraão

Rebeca e Isaque – Claude Lorrain

1808 AC – (Anno Mundi 2088) – casamento de Isaque
Isaque casou-se com Rebeca quando tinha 40 anos de idade, portanto, no Anno Mundi 2088, somados seu nascimento à sua idade na ocasião (2048 + 40). “E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu”. Gn 25:20

1806 AC – (Anno Mundi 2090) – Abraão casa com Quetura
Cerca de cinco anos depois da morte de Sara, Abraão toma Quetura por mulhar, que vem a ser mãe de seus outros seis filhos, a saber, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.

Acerca destes filhos, a Bíblia nos dá notícia de Midiã, quando muito no futuro, Moisés, fugindo do Egito, se refugia em terras com este nome, conforme relatado em Ex 2:15: “Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”.

De resto, os midianitas se tornaram inimigos de Israel, a tal ponto, que a última ordem dada por Deus a Moisés, antes de sua morte, foi dar combate a este povo, conforme Nm 31:2: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo”.

Leave a comment